Você pode impedir a impermeabilização do solo e salvar vidas

Muito se discute sobre formas eficientes de reduzir ou amenizar os impactos ambientais causados pela poluição, e um dos maiores problemas está no descarte incorreto do óleo de cozinha. A Ambiental Santos já falou sobre este tema, mas vale aprofundar um pouco mais para que aqueles que ainda não captaram o perigo do descarte irregular tenham consciência do que estão fazendo.

 
O problema em si
Se antes, o contato do óleo de cozinha usado com o solo, já era uma preocupação, com o constante crescimento populacional essa questão se agravou. Quando observamos famílias inteiras não se importando com o óleo usado, seguindo um estilo vida nada sustentável, as consequências incluem mais resíduos, esgotando as reservas naturais de matéria-prima e aumentando o número e o volume de lixões a céu aberto dentro e fora das cidades.
Somando tudo isso com a poluição do óleo de cozinha, é possível imaginar um futuro mais sombrio se algo não for feito a partir de agora para a vida humana – sim, vamos falar de vida humana propriamente dita, pois talvez cause um impacto mais, digamos, intenso.
O óleo de cozinha usado é um dos resíduos mais prejudiciais para o meio ambiente. Óleo vegetal derramado em ralos e pias de casas, hotéis, restaurantes entre outros, danificam tubulações e as redes de tratamento de esgoto. Este processo habitual de descarte ocasiona prejuízos à saúde da população em geral e ao ambiente.
Faz tempo que sabemos disso
A revista Revista Planeta Cidade publicou em 2007 (olha há quanto tempo) que descartar o óleo inadequadamente na natureza ajuda nas enchentes nas áreas urbanas pela impermeabilização do solo. Isso acontece pois, tão logo o óleo entra em contato com o terreno, forma uma película em sua superfície impedindo a passagem da água. E olha só que interessante: Se a água, mesmo assim passar essa camada, vai levar o óleo até os lençóis freáticos contaminando toda a água. Vamos ter água imprópria para consumo e caríssima para reparar. Já dissemos que essa reportagem é de 2007? Então, faz tempo que todos sabem disso…
Se cada litro de óleo usado pode poluir até 20 mil de litros de água e impermeabilizar centenas de metros de solo, o que você está esperando para reciclar o óleo depois de usado?
Fale com a Ambiental Santos, pode ser no Insta e no Face, e ajude o seu planeta agora mesmo!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!