Óleos do Bem: Liga Paranaense de Combate ao Câncer recebe doação de mais de R$5 mil 

A Liga Paranaense de Combate ao Câncer, na figura do Hospital Erasto Gaertner, recebeu da Ambiental Santos a doação de R$5565 no mês de setembro de 2021. Todos os meses, a instituição recebe doações com origem do programa Óleos do Bem e, esta parceria entre Ambiental Santos e Hospital Erasto Gaertner já é tradicional.

“Temos um ponto de coleta de óleo já tradicional para esta finalidade filantrópica, que fica na sede do Instituto Ambiental do Paraná – IAP desde 2007, onde qualquer pessoa leva o óleo para ser reciclado  e, para cada litro, um percentual é destinado para o hospital” explica Vitor Dalcin, diretor-executivo da Ambiental Santos.

Mais ajuda, menos poluição
Cabe ressaltar que ao reciclar o óleo de soja usado, diminui-se o potencial poluidor do óleo de cozinha. Um litro do produto pode contaminar até 20 mil litros de água:

“O óleo é insolúvel em contato com a água. Então, quando descartado no ralo da pia, o óleo vai para o esgoto e entope as tubulações além de poluir rios e mananciais de abastecimento público. Quando óleo vai pro solo, impermeabilizando tudo, causa enchentes. Melhor do que poluir, é reciclar para ajudar o meio ambiente e, ainda por cima, instituições que fazem um trabalho sério com tratamentos de saúde.”

Quem pode reciclar?
Empresas licenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) podem fazer o recolhimento e a reciclagem do óleo pós-consumo e, em Curitiba, a empresa envolvida no projeto da Secretaria do Meio Ambiente é a Ambiental Santos.

“Temos a estrutura correta para coleta e reciclagem de óleos e gorduras vegetais no Paraná. A pior coisa seria desperdiçar este óleo com aventureiros, que utilizam carros inadequados pelas ruas para fazer esta coleta” explica Vitor.

Como participar
Não é apenas na sede do IAP que este material pode ser doado. A Ambiental Santos recolhe o óleo para reciclagem em restaurantes, condomínios e mercados. Para contribuir, é só levar o material até um dos pontos de coleta, que estão disponíveis no site ambientalsantos.com.br. Há locais de coleta no Paraná e em Santa Catarina.

“Todos os meses estamos realizamos a doação, mas podemos ajudar muito mais. Qualquer pessoa pode ajudar indiretamente a instituição através da coleta de óleo de cozinha usado.  Não há fins lucrativos, apenas o intuito de ajudar no trabalho neste que é um dosa maiores hospitais de combate ao câncer do Brasil” completa Dalcin.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!