Óleo vegetal pode pegar fogo? O que fazer neste caso?

As imagens de um incêndio que consumiu uma fábrica de óleo vegetal no município de Moju, região nordeste do estado do Pará, impressionam e servem como alerta contra o perigo de esquentar óleo de soja sem controle, confira a fumaça:



https://streamable.com/mymgoj

“O acidente aconteceu dentro de um ambiente controlado, em uma empresa, o que prova que ninguém está livre deste tipo de situação. Pode acontecer em cozinhas domésticas com direito à explosão, queimaduras gravíssimas e destruição do local. A maioria das pessoas não tem ideia do perigo nesta situação. Se o óleo for velho, utilizado muitas vezes e nunca trocado, o poder de combustão é potencialmente maior” explica Vitor Dalcin,  Diretor Executivo da Ambiental Santos

O que fazer?
A primeira coisa é nunca manter uma grande quantidade de óleo armazenado, perto do fogão. Quanto mais rápido for o descarte, menor o risco: “O fogo começa na panela, mas pode se espalhar em questão de segundos se tiver óleo armazenado”.

Se o fogo acontecer, a primeira coisa é desligar a chama do fogão e seguir as orientações do Corpo de Bombeiros para conter este tipo de explosão. O óleo muito quente pode incendiar e o perigo está no instinto de jogar água para tentar controlar a situação:

“A água vai aumentar o incêndio,  O correto é usar uma toalha ou um pano, molhar bem e abafar o fogo para que o oxigênio não alimente as chamas. Ao mesmo tempo, o gás precisa ser desligado.” recomenda Vitor, claro, desde que o fogo esteja controlável, ainda no início.

Se não tiver como usar um pano na hora, a tampa da panela pode ser usada para abafar o fogo e remover o oxigênio, sempre protegendo as mãos com uma luva ou pano;

“Cozinhas de restaurantes precisam utilizar extintor de incêndio classe K, o mais adequado para situações envolvendo fogo em óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha graças ao agente químico úmido saponificante, único capaz de apagar o fogo.

“Neste momento, é preciso tirar o oxigênio, portanto abanar o fogo tem o mesmo efeito de jogar água. Outro erro é tentar jogar a panela no chão, que vai piorar o cenário espalhando o óleo em chamas pelo ambiente” reforça Vitor.

De qualquer maneira, nunca armazene óleo usado por muito tempo: o produto é inflamável e pode causar acidentes terríveis. Evite este tipo de acidentes entrando em contato com a Ambiental Santos

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!