Produtos de limpeza tem prazo de validade e isso pode ser muito perigoso 

Não são apenas os produtos alimentícios que possuem prazo de validade. Todos os materiais de limpeza tem seu vencimento e podem estragar com o passar do tempo, principalmente se armazenado incorretamente.

É tudo questão de química! Existem, sim, ingredientes conservantes na composição, mas acontecem tantas reações diversas químicas nas embalagens fazendo com deixem de ser eficientes quando esquecidos no armário. Ou seja, depois do prazo de validade, lembre-se que o detergente não vai limpar tão bem e o multiuso não consegue eliminar todas as bactérias.

Por isso é fundamental comprar apenas o necessário e repor o estoque na Diarox de tempos em tempos!

Mas como posso saber se o prazo de validade de um produto de limpeza passou?

A primeira dica é NÃO FICAR cheirando o produto! Pode ser uma má experiência e causar desde algum desconforto até mesmo fazer mal para a sua saúde. Para saber quando o produto perde a validade, basta olhar na embalagem a data de validade impressa.

– Mas eu tenho o costume de tirar o produto e colocar em outros potes. Complicou?

Pois é, complicou. Primeiro que o ideal é NÃO TIRAR o conteúdo da embalagem original e levar para outro espaço até mesmo para evitar desperdício, misturas equivocadas e perigosas – além da possível contaminação por vazamento .

Mas ok, vamos imaginar que isso já aconteceu e você tem um monte de detergente em um dispensador na cozinha. Sem a possibilidade de verificar a validade da embalagem, vamos te ajudar a identificar se o produto está bom ou não para usar!

Água sanitária ou cloro: começam a perder a eficácia a partir dos seis meses da abertura da embalagem. Passados esses dias da compra original, o produto não serve para nada.

Limpador multiuso: há uma vantagem aqui, pois a maioria dos limpadores multiuso conseguem ficar dois anos com a mesmas características;

Detergente: como usamos todos os dias, acaba rapidinho. Mas, como curiosidade, a validade é entre um ano e dezoito meses;

Desinfetante: validade de quase dois anos após da fabricação, não é da abertura da embalagem;

Sabão em pó: outro que usamos muito, mas para constar: o prazo varia entre seis meses e um ano, dependendo da marca;

– Mas posso usar mesmo vencido?
Vamos ver da seguinte maneira: produtos de limpeza de superfícies ou detergentes não podem estragar os objetos aos quais forem aplicados, mas eles não vão limpar nada e podem causar alergias. Agora, desinfetantes fora do prazo não farão nada e podem causar reações químicas mais severas na pele. Venceu? Pode jogar fora!

– E como jogo fora?
Simples! Estes produtos são solúveis em água e a rede de saneamento básica e suas estações de tratamento já estão preparadas para lidar com esses produtos, mesmo vencidos. Mas, se tiver MUITA COISA para jogar fora, esta quantidade pode ser tóxica demais e o melhor para estes casos é verificar, na embalagem, as opções de descarte, ligar para a prefeitura da cidade pode ser uma opção.

Dica extra? Para durar mais, procure comprar produtos que não estejam chegando na validade final para durarem mais.

Dica extra dois? Quando abrir um produto, marque a data com uma caneta para que não esqueça quando o produto foi aberto e evite demorar muito para usar!

Mantenha seu estoque dentro da validade com a Diarox!  

 

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!