Na próxima quarta-feira (15/03) será celebrado o Dia Mundial do Consumidor, data criada para incentivar a reflexão e o debate sobre os direitos de quem adquire produtos ou serviços.

– Direito à segurança
– Direito à informação do que está sendo adquirido
– Direito à liberdade de escolha e
– Direito de ser ouvido e ter a sua opinião sobre o produto/serviço respeitada.

A criação desta também data serve para celebrar a criação do Código de Defesa dos Consumidores no Brasil. Estes  importantes marcos contribuem para assegurar o respeito e a proteção dos interesses dos consumidores.

voltapravoce, startup de propósito educativo que incentiva negócios locais, esses direitos são essenciais para que as relações entre quem produz ou vende e quem compra sejam justas e igualitárias:

“Infelizmente, nem todas as empresas administram seus negócios levando em consideração esses direitos. Nós acreditamos que as marcas locais são as que mais respeitam os consumidores e seus direitos. Pela proximidade que há com essas marcas, é possível abrir uma canal de comunicação direto e transparente possibilitando a exposição de problemas, circunstâncias e necessidades.” afirma José Buffo, diretor criativo e idealizador do voltapravoce.  
  

Momento é de repensar a maneira de consumir
A data serve para reflexão de empresas que devem avaliar as posturas que adotam perante os consumidores – refletidas também nos seus produtos e no relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes.

Já os consumidores devem analisar quais empresas estão respeitando os seus direitos, como explica  José Buffo:

“O consumidor também deve conhecer mais sobre a empresa da qual está comprando e saber exatamente qual tipo de negócio ele está beneficiando. O voltapravoce incentiva que os consumidores reflitam sobre quais empresas contribuem para a melhoria das condições econômicas, sociais e ambientais da sociedade. “

 

As marcas locais são as que mais atendem a esses requisitos pois grande parte delas:
– mantém relações justas com funcionários, fornecedores e clientes
– geram emprego e renda regional
– realizam novos investimentos perto dos consumidores e
– produzem menos impactos ambientais pelo transporte de mercadorias.

Como celebrar de verdade o Dia Mundial do Consumo
Para as micros e pequenas empresas, a data tem o objetivo de reforçar e fortalecer um compromisso com o consumidor e a forma mais adequada de celebrar o Dia Mundial do Consumidor é manter o compromisso com os direitos de quem está comprando.

A maioria das micro e pequenas empresas locais já garante produtos e serviços com segurança, informação, respeito e liberdade de escolha:

“Existem levantamentos de diversas organizações mostrando que as marcas locais proporcionam um retorno à sua região de origem até três vezes maior do que as multinacionais. Eu recomendo que estas empresas apresentam este fato aos seus consumidores.  As multinacionais gastam milhões de dólares para se adaptar às regiões onde se instalam e parecerem locais. As marcas locais já possuem esse atributo essencialmente. É um importante diferencial competitivo a ser apresentado ao consumidor.” afirma Buffo.

Consumo imediato x ganhos futuros
Neste Dia Mundial do Consumo será inevitável que empresas realizem promoções focadas no preço, entretanto essa economia imediata pode se refletir em grandes gastos no futuro. O idealizador do voltapravoce explica que é possível comprar um artigo baratíssimo da China hoje, mas  custo no futuro é o aumento de desemprego para o país:

“Teremos empresas demitindo seus funcionários em função da concorrência chinesa desigual, construída, muitas vezes, a partir da exploração de trabalho escravo. É o barato que vai sair caro. Os consumidores precisam pensar sobre o respeito aos seus direitos nessa data e privilegiam as marcas que tenham reais preocupações com os seus clientes, com o seu entorno e com o seu país.” afirma José Buffo.

Para esta data, o voltapravoce incentiva que os consumidores não destinem seus recursos às empresas que oferecem serviços e produtos com alto custo ambiental e social – desta maneira, as empresas locais serão mais valorizadas.  

José Buffo finaliza: “Respeitar o consumidor não é oferecer o preço mais baixo. Respeitar o consumidor é assumir um compromisso com os seus direitos.”  


Foto: Markusspiske/Pixabay/Divulgação

 

Sobre o voltapravoce
O voltapravoce é uma startup paranaense de propósito educativo e transformador que incentiva negócios locais e alerta os consumidores sobre o impacto econômico, social e ambiental de suas decisões de compras. A iniciativa, lançada há quatro meses, estimula que as pessoas escolham as marcas levando em consideração o critério “local”. Ao invés de optar por produtos e serviços fornecidos por empresas globais, os consumidores precisam valorizar e dar preferência aos itens fabricados na sua região como forma de impulsionar a economia brasileira, promover ganhos sociais e reduzir os impactos ambientais.

Acesse: http://www.voltapravoce.com.br/


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