Dia Nacional da Inovação
19 de Outubro

O DNA da Embrapa é diverso. E, justamente por isso, interagimos sinergicamente com atores dos ecossistemas de inovação agrícola e respondemos com soluções inovadoras, conectadas às mudanças profundas pelas quais passam o Brasil e o mundo, em benefício da agropecuária brasileira.

 

Para a Embrapa, INOVAR é TRANSFORMAR.

 

Participe conosco desse importante debate, em comemoração ao Dia Nacional da Inovação. Fique por dentro dos temas que permeiam as mudanças do agro, que mostram como a união entre ciência e setor produtivo é fundamental para o crescimento sustentável de nossos campos.

9h às 9h15

Abertura

  • Fernando Camargo | Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Presidente do Conselho de Administração da Embrapa
  • Celso Moretti | Presidente da Embrapa

9h15 às 9h35

A inovação agropecuária como motor da economia brasileira

  • Celso Moretti | Presidente da Embrapa

9h35 às 10h35

Painel 1

A inovação e suas oportunidades

Moderação: Adriana Regina Martin | Diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa

Painelistas:

  • Bruno Portela | Secretário Especial Adjunto de Produtividade e Competividade do Ministério da Economia e Conselheiro da Embrapa
  • André Gasparotti | Head de Programas e Estratégia de P&D na Embraer e Diretor da ANPEI
  • Bruno Bragazza | Gerente de Inovação, Novos Negócios e Propriedade Intelectual da Bosch

10h35 às 11h35

Painel 2

Inovação e sustentabilidade no Agro I

Moderação: Guy de Capdeville (Diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento | Embrapa)

Painelistas:

  • Grazielle Parenti | Vice-Presidente Global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade da BRF
  • Augusto Moraes | Diretor de Relações Institucionais da Corteva para a América
    Latina
  • Gustavo Schaper | Diretor de Operações da Syngenta Digital Brasil

11h35 às 12h35

Painel 3

Inovação e sustentabilidade no Agro II

Moderação: Raul Osório Rosinha | Chefe da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa 

Painelistas:

  • Joanita Karoleski | Presidente do Fundo JBS pela Amazônia
  • Rodrigo Bonato | Diretor do Grupo de Soluções Inteligentes da John Deere
  • Dirceu Ferreira Junior | Head de Inovação Aberta da Bayer Crop Science para a América Latina

Web Content Display

Fernando Camargo
Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Presidente do Conselho de Administração da Embrapa

Pós-doutorado em Gestão Empresarial, com especialidade em Gestão Estratégica e Finanças. Auditor Federal, atuou em cargos de gestão no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Celso Moretti
Presidente da Embrapa

Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É professor convidado da Universidade da Florida (EUA), professor colaborador e orientador de estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília e professor honorário da Universidad Nacional del Santa (Peru). Foi Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, hortaliças, pós-colheita, armazenamento, segurança dos alimentos, rastreabilidade, compostos bioativos e processamento mínimo.

 

Adriana Regina Martin
Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa

Pós-doutora em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em gestão de áreas de pesquisa de multinacionais como a BRF, onde atuou como gerente de redes de inovação e da HUNTSMAN, como chefe de laboratório de desenvolvimento de produto. Na esfera governamental, esteve à frente de duas diretorias ligadas à inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de participar de colegiados estratégicos interministeriais relacionados à propriedade intelectual. Martin também é professora colaboradora no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, na Universidade de Brasília, onde foi professora visitante na área de Gestão da Inovação.

 

Guy de Capdeville
Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa

Doutor em Plant Pathology pela Cornell University (EUA) e Pós-doutor em citogenética vegetal pela Wageningen University (Holanda). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação patógenos x hospedeiros em nível molecular e ultraestrutural, Citogenética vegetal (mapeamento físico de genes em cromossomos meióticos), além do desenvolvimento de técnicas de microscopia de luz e eletrônica para apoio à caracterização funcional de genes.

 

Bruno Portela
Secretário Especial Adjunto
 de Produtividade e Competividade do Ministério da Economia e Conselheiro da Embrapa

Procurador Federal, membro da Advocacia-Geral da União - AGU, Direito pela Universidade de Fortaleza, Pós-graduado em Direito Público pela UnB e MBA em Gestão Pública pela FGV. Foi Consultor Jurídico nos Ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e da Ciência, Tecnologia e Inovação e também foi Conselheiro Fiscal no BNDES e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.

 

Grazielle Parenti
Vice-Presidente Global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade da BRF

Pós-graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, professora e mestre em Comunicação e Assuntos Governamentais da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos, membro da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS e do conselho empresarial do G20.

 

Joanita Karoleski
Presidente do Fundo JBS pela Amazônia

Com ampla experiência em cargos de liderança em multinacionais, atuou como CEO na Seara. Acredita que é possível aliar gestão técnica e competente a habilidades de liderança que desenvolvam e inspirem pessoas. A partir de 2020, colocou em prática o antigo sonho de se dedicar à área social e buscou ser referência na interface entre o setor privado e a sociedade civil para o desenvolvimento sustentável e a reponsabilidade social. Tem orgulho em ser presidente do Fundo JBS pela Amazônia, que busca promover a conservação da floresta e o desenvolvimento de comunidades locais. Como Conselheira Consultiva do Instituto Mulheres do Varejo, atua como mentora para formar novas gerações de executivas.

 

Augusto Moraes
Diretor de Relações Institucionais da Corteva para a América Latina

Mestre em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo, com MBA em Gestão de Agronegócios pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Liderança Estratégica pela Columbia Business Scholl. Forte experiência em relações governamentais, relacionamento com tomadores de decisões, construção de reputação e engajamento com stakeholders. Atuou em empresas globais, incluindo DuPont, Basf, General Eletric, PayPal, Autodesk e Rigesa.

 

Dirceu Ferreira Junior
Head de Inovação Aberta da Bayer Crop Science para a América Latina

Até agosto de 2020, o executivo atuou como líder do CEAT Brasil, Centro de Expertise em Agricultura Tropical da Bayer. Agrônomo formado pela UFV, iniciou suas atividades na Bayer em 2014 como diretor de Desenvolvimento de Negócios na América Latina, liderando a plataforma de inovação da Crop Science na região. Acumula passagens no setor agroquímico desde 1993, tendo atuado nas áreas de Vendas, RH, Finanças e Projetos.

 

Raul Osório Rosinha
Chefe da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa

Mestre em Administração pela UFMG. Atuou como gestor da produção e beneficiamento de sementes básicas no Escritório de Sete Lagoas (MG), gestor da carteira de Projetos de Transferência de Tecnologia e Comunicação, Coordenador de Inovação em Negócios desenvolvendo novos modelos de negócios para os diversos ativos de inovação gerados pela Embrapa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios, licenciamento, parcerias público-privadas, gestão da inovação e gestão de projetos.

 

André Gasparotti
Head de Programas e Estratégia de P&D na Embraer e Diretor da ANPEI

Especialista em Engenharia Aeronáutica, pelo ITA e Embraer. Possui, ainda, MBA Profissional em Gestão Empresarial Avançada pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Responsável pela definição do Portfólio de Tecnologias pré-competitivas (P&D) na Embraer, atua também como mentor de Tecnologia e Inovação para Mobilidade Aérea da SAE Brasil. Possui experiência de 19 anos na indústria Aeronáutica, no desenvolvimento e certificação de produtos e na liderança de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com Universidades, instituições de pesquisa e empresas dentro e fora do Brasil.

 

Gustavo Schaper
Diretor de Operações da Syngenta Digital Brasil

Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Université de Lausanne (Suíça). Possui grande experiência no relacionamento com startups e no gerenciamento de equipes multidisciplinares para projetar estruturas grandes e complexas para as áreas civil e da indústria de mineração. Administrador da Strider, braço digital da Syngenta, cuja atividade principal é desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.

 

Rodrigo Bonato
Diretor do Grupo de Soluções Inteligentes da John Deere

Mestrado em Máquinas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), formado em engenharia agronômica pela com mesma Universidade. Na John Deere, o executivo atuou nos Estados Unidos como gerente global de marketing para as linhas de colhedoras de cana e scrapers e, no Brasil, foi responsável pela criação e liderança da área de gerenciamento de contas estratégicas (SAM) da empresa para a América Latina. Possui ampla experiência em vendas, atendimento a clientes e desenvolvimento de concessionários, além de ter atuado com marketing de produto, tendo dedicado praticamente toda a sua carreira profissional ao agronegócio brasileiro.

 

Bruno Bragazza
Gerente de Inovação, Novos Negócios e Propriedade Intelectual da Bosch

Pós-graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP e graduado em Análises de Sistemas de Computação pela PUC-Campinas.  Desde 2008 ocupa o cargo de Gerente de Tecnologia e Inovação da Bosch América Latina. Atuou durante 23 anos na área de Engenharia de Desenvolvimento de Produtos da Bosch América Latina, e como Gerente de Desenvolvimento de Hardware e Software da Unidade de Comando de Motores Ciclo Otto. Participou da equipe de P&D no desenvolvimento dos sistemas Flex Fuel.