Os resultados da quinta edição da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna já estão no ar! Mais uma vez, a Ação Integrada e a Social Base construíram o estudo a partir da contribuição de pequenas a grandes empresas em todo o Brasil. Os profissionais que trabalham na área dividiram conosco um pouco sobre a realidade, planos, projetos e expectativas de cada empresa, nos ajudando a desenhar um panorama completo, recheado de insights importantes.
As informações foram compiladas em um e-book completo, o qual você pode acessar clicando aqui! Também elaboramos um resumo com os principais dados obtidos a partir da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna para 2021. Para saber mais, basta acompanhar a leitura deste post! Vamos lá?
Temas priorizados pela Comunicação Interna
Neste ano, inevitavelmente a pandemia da Covid-19 ganhou destaque entre os assuntos mais tratados na maioria das empresas participantes da pesquisa (69,7%). Além disso, as Iniciativas de Gestão de Pessoas também foram muito abordadas (60,0%). Propósito e Cultura permaneceram na terceira posição, seguidos por Objetivos e Estratégias da Empresa. A porcentagem de Produtividade e/ou Redução de Custos caiu em relação à quarta edição da pesquisa: passou de 19,2% para 6,9%.
Uso dos canais de comunicação interna
Repetindo o resultado de 2020, o Gestor Imediato apareceu em primeiro lugar como canal de CI com maior intenção de intensificação, com 49,7%. Em seguida, apareceram os Influenciadores internos/agentes de comunicação (39,4%) e a Alta Liderança (38,9%).
A digitalização dos canais de comunicação interna ganhou ainda mais força nesta edição. Entre as implantações mais desejadas, podemos encontrar o Podcast em primeiro lugar, seguido por Influenciadores internos/agentes de comunicação, Aplicativo de Comunicação Interna e Rede social corporativa.
Campanhas de comunicação interna
Nesta edição, 54,3% dos participantes afirmaram que a quantidade de campanhas realizadas está adequada à realidade de suas empresas (9,6% a mais do que no ano anterior). A maioria aumentou o orçamento da área para as campanhas de comunicação interna e planejam investir em experiências.
Mensuração de comunicação interna
Apesar da procura pela efetividade dos processos aumentar a cada edição e estabelecer indicadores de comunicação interna continuar como prioridade para as empresas (62,9%), a maioria ainda mensura a menor parte das ações de comunicação interna: 48,8% delas mede somente até 40% das ações.
Calcular os retornos sobre investimentos continua sendo um desafio para a comunicação interna, independente do porte da empresa, seja pelos temas trabalhados ou pela dificuldade em conseguir números com outras áreas.
Maiores desafios para a área de Comunicação Interna em 2021
Engajar as Liderança Comunicadora segue sendo o principal desafio para as empresas em 2021 (54,9%), seguido por Contribuir com a melhoria da experiência do colaborador na empresa (53,1%). Apesar do processo ainda não estar contemplado na maioria das empresas participantes da pesquisa, Mensurar as iniciativas de comunicação interna apareceu em quarto lugar (41,1%) entre os maiores desafios da área.
E a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna ainda traz outras informações:
- Planejamento das ações e mensagens de comunicação interna nas empresas
- Investimentos em programas de comunicação interna
- Comunicação por conta da Covid-19
- Impactos da pandemia nos processos de comunicação interna
- Investimentos na comunicação via liderança
- Realidade e expectativas em relação à efetividade dos processos
- Iniciativas mais eficazes para comunicar os colaboradores das empresas
- Reflexo e opinião da alta liderança sobre a comunicação interna das empresas
- Indicadores e métricas para mensuração de CI
- Orçamento de comunicação interna para 2021
- Investimento em tecnologia para a comunicação interna
Como está o planejamento de comunicação interna da sua empresa para 2021? Será que você está considerando os importantes resultados trazidos nessas tendências para a área? Convidamos você a acessar o nosso material e aproveitar os insights para tomar as melhores decisões estratégicas para a sua empresa neste ano. E se tiver qualquer dúvida ou precisar de apoio na construção das iniciativas propostas, pode contar com a gente. Basta clicar aqui e entrar em contato conosco!
Sobre a Ação Integrada
Há 25 anos no mercado, somos a primeira agência de relações públicas do país especializada em comunicação e relacionamento com o público interno e apaixonada por projetos que conectam as organizações e seus colaboradores. Criamos e gerenciamos projetos que atendem às estratégias de negócios de nossos clientes e contribuem para o engajamento de seu público interno.