Sebrae e pequenos negócios
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Inteligência estratégica para pequenos negócios rurais
Inteligência estratégica para pequenos negócios é um projeto de parceria entre Sebrae Nacional e Embrapa para estruturar e difundir conhecimentos em tecnologia e gestão para o fortalecimento dos pequenos negócios rurais, com foco na consolidação de nichos de mercado e na adoção de práticas que possam contribuir com a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios do mundo rural.
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Nichos de Mercado
Os nichos de mercado constituem um conceito no ramo do empreendedorismo e representam o diferencial ou a vantagem competitiva de uma empresa em determinado ramo de atuação. Podem também ser entendidos como segmentos ou públicos que possuem um padrão de consumo para cada produto, cujas necessidades são atendidas de forma específica para garantir sua satisfação.
A Embrapa e o Sebrae priorizaram 10 nichos de mercado para atuação no âmbito do projeto, os quais visam a valorização de produtos e tecnologias para diferentes segmentos do mercado agropecuário. Na página de cada nicho você encontra boas práticas, guias de negócios, vídeos com orientações e a lista de tecnologias disponíveis.
Veja abaixo os Nichos de Mercado priorizados na parceria
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Boas práticas na cadeia de produção do açaí
Nicho destinado ao segmento de alimentos e bebidas saudáveis e funcionais, com foco na oferta de polpas de qualidade e com segurança sanitária, a partir de Boas Práticas de Processamento e de produção sustentável.
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Queijos artesanais brasileiros
Atende especialmente ao segmento gastronômico e de Turismo Rural, ao fomentar a produção de queijos artesanais, a partir de Boas Práticas de Produção Agropecuária e de Fabricação.
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Sistema de Produção de Hortaliças PANCs
Nicho destinado ao resgate de produtos da agrobiodiversidade, com identidade cultural associada ao território ou a práticas agrícolas tradicionais, à segurança alimentar e ao mercado gastronômico, bem como às rotas gastronômicas
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Criação da poedeira Embrapa 051 para produção de ovos no sistema caipira
Atende ao mercado de produtos associados aos aspectos de bem-estar animal, apelo nutricional, e qualidade associada às boas práticas nos processos agropecuários (BPA).
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Agregação de valor e qualidade na cadeia da ovinocultura
Atende ao mercado gastronômico de produtos cárneos diferenciados e de apelo sensorial e nutricional, de produtos com maior tempo de prateleira, e com qualidade associada ao processo de fabricação de derivados de carnes de ovinos de diferentes raças e sistemas de produção
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Práticas para agregação de valor na cadeia produtiva do algodão
Destinadas ao mercado têxtil de roupas sustentáveis, pelo uso do algodão naturalmente colorido em produção orgânica, a partir de Boas Práticas de Produção. Estão associadas à sustentabilidade ambiental e à valorização do trabalho em comunidade.
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Agregação de valor para a cadeia produtiva de maracujá-da-caatinga
Atende ao mercado de gastronomia e à indústria de cosméticos, agregando o diferencial de produtos regionalizados e do sabor marcante quanto à doçura e acidez
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Alimentos com redução de glúten, derivados de feijão-caupi
Nicho destinado a oferta de alimentos diferenciados, nutritivos e saudáveis, à saúde e ao bem-estar.
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Alimentos nutracêuticos: Mandioca-rosada BRS 401
Atende principalmente aos segmentos da agroindústria de alimentos minimamente processados, e da gastronomia com oferta de alimentos diferenciados, nutritivos, nutracêuticos e para consumidores com restrição alimentar. -
Cafés especiais: Robustas Amazônicos
Nicho destinado a oferta de cafés especiais, com sabor e aroma diferenciados e de alta qualidade, em razão das Boas Práticas de Produção associadas à sustentabilidade ambiental e à valorização do trabalho em comunidade.