18º Anuário ABIPLA
Edição 2023

ÍNDICE

Pág 6: Liderança e fortalecimento – Juliana Marra, Presidente da ABIPLA

Pág 8: Decifra-me ou te devoro – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA

Pág 18: Guia de Produtos de Limpeza

Pág 22: O setor de limpeza em números

Pág 25: Vendas no varejo Home Care 2022 – Euromonitor

Pág 30: Cenário Brasil

Pág 36: A reestruturação do conselho de desenvolvimento econômico, social e sustentável e a ABIPLA? – Pedro Henrique Rodrigues Pereira, Secretário Executivo da Secretaria Geral do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável da Presidência da República

Pág 38: Desafios e oportunidades do comércio internacional para o setor Químico Brasileiro – Floriano Pesaro, Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil

Pág 41: Ser ético para ser sustentável – Patrícia Roberta Kuruzu (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Thiago Chiavegatto Iaderoza (Gerente Jurídico, Governança e Conformidade), Química Amparo (Ypê)

Pág 44: Conselho Federal de Química e ABIPLA – José de Ribamar Oliveira Filho, Presidente do Conselho Federal de Química

Pág 46: Sustentabilidade na embalagem –  Bruno Basso, Gerente Sênior de Embalagens da Reckitt

Pág 48: Oportunidades diante da nova realidade – Cláudio Czarnobai, Head de Pequenas e Médias Empresas da Nielsen IQ

Pág 50: Comissão de Saneantes do CRQ-IV São Paulo

Pág 51: Desempenho do setor – Nielsen IQ

Pág 70: Empresas associadas à ABIPLA

Pág 72: ABIPLA em eventos e mídia

Pág 77: Fichas Técnicas

17º Anuário ABIPLA
Edição 2022

ÍNDICE

Pág 6: Educar, Prevenir e Fiscalizar – Juliana Marra, Presidente da ABIPLA

Pág 8: O setor durante a pandemia – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA

Pág 15: Guia de Produtos de Limpeza

Pág 23: O setor de limpeza em números

Pág 27: Vendas no varejo Home Care 2021 – Euromonitor

Pág 31: Cenário Brasil

Pág 38: Já não basta inovar, é preciso perguntar: qual impacto ambiental e social do “novo”? – Rodrigo Ottoni, Gerente GHCOS/ANVISA

Pág 41: OMO Lavanderia e seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade – Teo Figueiredo, Diretor de OMO Lavanderia

Pág 44: Fórmulas sustentáveis. Uma tendência que se tornou realidade – Elvis Barreto, Gerente de P&D da Reckitt Hygiene Industrial

Pág 46: Combate à Covid-19 – Patrícia Léo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Pág 49: Indústria de saneantes e novas necessidades ambientais: como a inovação pode ser uma chave para um viés mais sustentável – Francyelle Calegari e Alana Pellanda, Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica

Pág 52: Códigos 2D: uma revolução em curso – João Carlos de Oliveira, Presidente da Assoc. Brasileira de Automação (GS1 Brasil)

Pág 55: Oportunidades diante da nova realidade – Cláudio Czarnobai, Head de Pequenas e Médias Empresas da Nielsen IQ

Pág 59: Desempenho do setor – Nielsen IQ

Pág 80: Empresas associadas à ABIPLA

Pág 81: ABIPLA na MedicalFair

Pág 85: Fichas Técnicas

16º Anuário ABIPLA - 45 Anos
Edição 2021

ÍNDICE

Pág 6: Integração da cadeia produtiva para gerar impactos positivos na sociedade e na economia – Juliana Durazzo Marra, Presidente da ABIPLA

Pág 8: A primeira vacina – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA

Pág 10: Álcool, sabão e muita água sanitária, os novos itens indispensáveis – Renato Borducchi, Vice-presidente de Uso Doméstico da ABIPLA

Pág 11: O papel da indústria de produtos profissionais durante a pandemia – Rosana Queiroz Campos, Vice-presidente de Uso Profissional

Pág 18: Construindo história

Pág 27: Curiosidades

Pág 35: Setor de limpeza em números

Pág 39: Vendas no varejo – Euromonitor

Pág 43: Cenário Brasil

Pág 50: Sustentabilidade: uma responsabilidade compartilhada – Flávio Ferreira, Gerente de Embalagens para América Latina da RB

Pág 53: Simplicidade, performance e qualidade são as principais tendências nas categorias de desinfecção da casa – Kevin Janak, Global Head of R&D da LSI-Lonza Microbial Control Solutions

Pág 57: A responsabilidade pós-consumo no estado de São Paulo: ações de fiscalização e capacitação realizadas pela Cetesb – Lia Demange, Gerente da Divisão de Logística Reversa da Cetesb

Pág 60: O profissional da química e os saneantes: garantindo a saúde dos brasileiros – José de Ribamar Oliveira Filho, Presidente do Conselho Federal de Química (CFQ) Wagner Aparecido Lopes, Conselheiro do CFQ

Pág 63: Desempenho do setor – Nielsen IQ

Pág 83: Empresas associadas à ABIPLA

Editoração: Planmark

15º Anuário ABIPLA
Edição 2020

ÍNDICE

Pág 4: Prefácio – Juliana Durazzo Marra, Presidente da ABIPLA

Pág 6: 2020 Um ano marcado pela transformação – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA

Pág 7: Um novo normal da limpeza doméstica – Renato Borducchi, Vice-presidente de Uso Doméstico da ABIPLA

Pág 8: Essencial para a vida – Rosana Queiroz Campos, Vice-presidente de Uso Profissional

Pág 16: Unindo esforços, sairemos dessa crise melhores – Diretoria ABIPLA 2020-2021

Pág 20: Setor de limpeza em números

Pág 23: Vendas no varejo – Euromonitor

Pág 28: Cenário Brasil

Pág 34: Covid-19 e a falta de saneamento, as pandemias do Brasil – Édison Carlos, Presidente Executivo do Trata Brasil

Pág 37: Inovação na indústria de produtos de limpeza pós-covid-19 – André Brito, Gerente de Inovação da RB Hygiene Industrial

Pág 40: Saneantes, uma “barreira” a serviço da saúde – Itamar de Falco Junior, Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes (GHCOS) da ANVISA e Webert Gonçalves de Santana, Coordenação de Saneantes (COSAN) da ANVISA

Pág 43: A assepsia como esperança na manutenção do negócio e do emprego – Décio Daidone, Sócio da BTLaw

Pág 45: O legado da limpeza profissional em 2020 – David James Drake, Presidente da ABRALIMP

Pág 46: Perspectivas para o sistema tributário brasileiro: um novo modelo de relação entre contribuinte e fisco – Leandro Martinho Leite, Sócio da Leite Martinho Advogados

Pág 48: O choque da covid-19 na economia brasileira – Tereza Fernandez, Sócia da MB Associados

Pág 54: Hábitos de higiene ganharam destaque durante a pandemia e devem se fortalecer entre os brasileiros – Edson Aparecido dos Santos, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo

Pág 60: Desempenho do setor – Dados da Nielsen

Editoração: Planmark

CAPA ANUARIO WEBSITE 1
capa anuario 2021
anuario15
14º Anuário ABIPLA
Edição 2019

Fundada em 12 de novembro de 1976, a Abipla vem desenvolvendo gestões que trouxeram importantes ganhos para o setor e, como consequência, para a sociedade e para o consumidor. Seu trabalho nestes 43 anos se volta a harmonizar interesses das indústrias, sociedade e governo, congregando os fabricantes e seus fornecedores, facilitando a expansão do produto nacional e promovendo levantamentos da capacidade produtiva e do potencial do consumidor, sempre com vistas ao crescimento.

Untitled-3