Monitora Oeste

O Monitora Oeste é um sistema criado pela Embrapa e pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) com o intuito de gerar alertas do avanço da mancha de ramulária do algodoeiro e da ferrugem asiática da soja sobre as lavouras do Oeste da Bahia. A região destaca-se pelos números expressivos de algodão e soja colhidos para a balança agrícola brasileira e integra o Matopiba - fronteira agrícola formada por áreas de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

O sistema pode ser acessado em duas versões. O aplicativo, para mobile, e o WebGIS, para navegação em notebooks, PCs e tablets. Para navegar pelo aplicativo, escolha o sistema operacional IOS  ou Android. Dentro do Monitora Oeste é possível realizar consultas on-line por municípios, tipos de áreas de cultivo e núcleos. As buscas geram mapas e gráficos que podem ser baixados em formato PNG. No WebGIS, as imagens podem ser baixadas em maior resolução. 

Cadastrando-se no software, o usuário recebe em seu celular notificações das ocorrências da doença sobre os municípios da região as quais configura um risco às culturas em sua propriedade. Além disso, o usuário tem acesso às condições de favorabilidade climáticas para ocorrência da doença, da presença e  dispersão dos esporos causadores, dentre outras informações complementares.

Os riscos são qualificados em cores que facilitam a interpretação rápida do usuário. Essa organização visa auxiliar o agricultor baiano na tomada de decisão quanto às práticas de manejo de controle da doença, além de dar-lhe tempo para se preparar, caso seja necessário. 

A ferramenta é de uso gratuito e os dados a ela acoplados estão em constante atualização. Para apresentar e explicar todas as funcionalidades da tecnologia, disponibilizamos um tutorial. Quer conhecer mais sobre o Monitora Oeste? Acesse o sistema e navegue! 

Ajude-nos a melhorar esta tecnologia. Clique aqui!


Dados Meteorológicos (acesso restrito).