F1 in Schools: confira o pódio da Corrida Contra o Relógio

As escuderias competiram pelo troféu de carro mais veloz do Festival SESI de Robótica

É muita emoção! Na manhã desta quarta-feira (17), as equipes da F1 in Schools participaram das Corridas Contra o Relógio em disputa pelo carro mais veloz do Festival SESI de Robótica, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

Por causa da Covid-19, as corridas aconteceram remotamente. As escuderias enviaram os carros para o disparo automático na pista de 20 metros. Impulsionados por um cilindro de CO2, os protótipos podem chegar a 80km/h.

A grande vencedora das Corridas Contra o Relógio 2021 é a escuderia Spark, da Escola SESI SENAI de Criciúma (SC)! O carro da equipe percorreu a pista em apenas 1,092 s e foi o mais rápido da etapa nacional da F1 in Schools.

Com pouca diferença de velocidade, os carros das equipes SwordFish, do SESI Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista (BA); e Fenikso, do SESI SENAI de Criciúma (SC), alcançaram 1,145 s e 1,149 s, respectivamente, garantindo o segundo e terceiro lugar da disputa.

As corridas foram acirradas e os resultados foram definidos pelos milissegundos. #HajaCoração!

  • Confira a classificação completa:

Próximos passos

E não acaba por aqui! As equipes da F1 in Schools ainda passarão por avaliações online neste sábado, 19 de junho. Além da apresentação verbal, serão avaliados os Portfólios de Gestão de Projeto e Negócios e os Portfólios de Engenharia preparados pelas escuderias.

Entre os dias 21 e 22 de junho, haverá o cálculo dos pontos da etapa nacional da competição que serão divulgados na cerimônia de encerramento e premiação do Festival SESI de Robótica, dia 26 de junho, às 10h. Save the date!

A equipe Spark, do SESI SENAI de Criciúma (SC), foi a mais rápida na prova contra o relógio

O diferencial dos carros é chave de ouro

Nessa parte da competição, o design do carro é essencial para determinar o melhor desempenho. As equipes são responsáveis por projetar, modelar e testar os protótipos e a atenção aos detalhes de aerodinâmica são cruciais para a velocidade e estabilidade do carro na arrancada. É aqui que os jovens botam em prática os conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Entretanto, não é só a velocidade que conta! As equipes, formadas de 3 a 6 integrantes, devem desenvolver um plano de negócios para a escuderia, planejar ações de marketing e mídias sociais, e desenvolver um projeto social.

Cada equipe desenvolve os carros com design distinto para alcançar a maior velocidade nas pistas

Acompanhe o Festival SESI de Robótica pelas redes sociais

As novidades da edição 2021 do Festival SESI de Robótica aqui, na Agência CNI de Notícias, e nos perfis do Festival no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Entenda como será o primeiro Festival SESI de Robótica on-line
Robótica: jovens desenvolvem projeto de mobilidade para idosos
FTC abre Torneio SESI de Robótica

Comentários