Para comemorar os 70 anos do Colégio Santo Américo, o Museu da Abadia São Geraldo, que pertence ao Núcleo de Memória do colégio, selecionou algumas obras de seu acervo para a criação dessa exposição virtual comemorativa.
Intitulada “Gesto, Cor e Movimento”, a mostra reúne obras de diferentes gêneros, técnicas e artistas – nacionais e estrangeiros – propondo um olhar a partir do diálogo de diferentes estéticas artísticas: concreta, abstrata e sacra.
Promover, estimular e preservar a Arte é cuidar para que a história não se apague e, desde sua fundação, o Colégio Santo Américo investe na preservação de obras que conservam a memória de épocas, acontecimentos e pessoas. Um dos pilares para a formação humana de nossos alunos, as Artes são incentivadas desde a Educação Infantil.
Para detalhes da obra e do artista, clique na imagem.
Tomie Ohtake
Sem título, 1973 - Acrílico sobre tela - 97 x 97cm - Nascida em Kyoto no Japão, Tomie Ohtake ingressou no mundo das artes em 1951, aos 38 anos de idade. Em suas obras prevalece o refinado jogo de forças para obter uma síntese, em que poucos elementos são empregados. Nesta obra de 1973, destaca-se também uma gama cromática reduzida aplicada de forma racional e organizada.
Amaral
Amaral - Sem titulo, 1976 - Gravura sobre papel - 102,5 x 72,5 cm - Na arte concreta, a obra deve ser inteiramente construída com elementos plásticos, isto é, apenas com planos e cores, recusando os aspectos da arte representativa. Nesta obra do Museu da Abadia, o artista Amaral retoma os preceitos do concretismo buscando a clareza absoluta através do rigor formal.
Maria Bonomi
Maria Bonomi - Preciso dormir, s.d. - Gravura sobre papel - 51,5 x 69 cm - Nascida na Itália, em 1935, Maria Bonomi chega ao Brasil em 1951 iniciando-se na gravura com Lívio Abramo. A artista inova ao produzir obras em grandes formatos, demonstrando o desejo de conferir maior impacto estético às gravuras.
Ferenc Kiss
Ferenc Kiss - Depois da chuva, 1971 - Óleo sobre eucatex - 22 x 31,5 cm - O pintor Ferenc Kiss, de origem húngara, radicou-se no Brasil em 1957 e fez parte de um grupo conhecido de artistas húngaros em São Paulo. Membro da Associação Paulista de Belas Artes e membro honorário da World Federation of Hungarian Artists - WFDHA – New York – USA e também da Academia Àrpád – Cleveland – USA.
Ferenc Kiss
Ferenc Kiss - Outono, 1964 - Óleo sobre eucatex - 30 x 40 cm - Nestas duas obras do acervo do Museu da Abadia, Ferenc Kiss maneja a cor de forma espatulada, trazendo superfícies coloridas em que se equilibram tons alegres e sóbrios, aproximando-se ora da arte expressionista ora da arte surrealista.
Carlos Seige Nakazone
Carlos Seige Nakazone - Alvorecer, s.d. - Óleo sobre tela - 90 x 100cm - A arte abstrata utiliza a decomposição da figura, através de novos usos da cor e o descarte da perspectiva em suas criações. Nakazone se insere na vertente da arte abstrata ligada à manifestação dos impulsos individuais, conferindo um ritmo diferenciado no uso das cores.
Carlos Seige Nakazone
Carlos Seige Nakazone - Azul sobre azul, 2001 - Óleo sobre tela - 90 x 120cm - Filho de imigrantes japoneses, Nakazone nasceu em Campinas, em 1943, e sua obra reflete a trajetória de sua família. Segundo o artista, seus traços alcançam simultaneamente "a alegria de meus pais por terem encontrado um porto seguro no Brasil, em contrapartida à imensa saudade de um mundo deixado para trás. Reúno em mim dois mundos em um só, repleto de imagens e cores que trazem para fora toda magia de se viver".
Renina Katz
Renina Katz - Sem título, s.d. - Gravura sobre papel - 57 x 38 cm - A artista afirma que "a cor surgiu como uma necessidade na evolução do trabalho, e a multiplicação das matrizes trouxe a possibilidade de explorar os vários valores tonais". KATZ, Renina. Renina Katz. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997, p. 125.
Mitiko Aragaki
Mitiko Aragaki - [Anjos], s.d. - Óleo sobre tela - 100 x 100 cm - Descendente nipo-brasileira, Mitiko Aragaki nasceu no Brasil em 1940 e destacou-se com o emprego de técnicas mistas como tinta à óleo, acrílica, colagens em tecidos e folhas de ouro. O eixo principal de seus trabalhos é o universo feminino e seus gestos trazem, recorrentemente, a espiritualidade aliada a sabedoria feminina.
Desconhecido
Desconhecido - Festa de Nossa Senhora, séc. 19 - Têmpera sobre ouro e madeira - 31 x 27 cm - De autoria desconhecida, esta peça, de provável origem russa, é um ícone litúrgico, dedicado às doze festas de Nossa Senhora (Dodecaortón). Insere-se entre os ícones de Maria que refletem os principais mistérios de sua vida com cenas tomadas dos Evangelhos canônicos e outras dos Apócrifos: Nascimento, Apresentação no templo, Anunciação, Maria aos pés da Cruz, Dormição de Maria.