Artigo: Jogos e Gamificação na Educação

Jogos e Gamificação na Educação

Sobre o curso

Com o passar dos anos os jogos foram se tornando mais variados, temos jogos analógicos (cartas e tabuleiro) e digitais, que compreendem jogos de entretenimento, educativos, simulações, entre outros. Com a diversidade de formatos, intencionalidade e desenvolvimento de habilidades, o jogo tornou-se uma ferramenta pedagógica de elaboração lúdica e criativa cada vez mais utilizada nas metodologias da educação.

A partir deste crescente interesse se organizou uma série de práticas de jogos na educação, em destaque o uso de jogos em ambientes educativos e a gamificação, que consiste em usar elementos e mecânicas de jogos em uma estrutura que não é de jogo, como por exemplo colocar níveis e ranking em uma lista de exercícios de alunos, coordenar equipes e desafios ou organizar conteúdos de um determinado componente curricular em ciclos de recompensas, tornando a dinâmica da educação encantadora, engajante e conectada ao repertório das juventudes do século XXI.

Os jogos e a gamificação são duas estratégias de metodologias ativas que permitem com que o estudante seja protagonista de seu próprio aprendizado. A abordagem do curso envolve teoria com prática significativa (mão na massa), a partir de uma metodologia de aprendizagem gamificada, levando educadores a sempre pôr em prática aquilo que acabou de aprender. O curso permite que estes educadores aumentem seu repertório, podendo dinamizar, engajar e otimizar suas aulas.

Este curso é fruto de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho/Futura e SESI-DN.

Objetivos

  • Introduzir os professores ao significado e importância dos jogos na sociedade e educação;
  • Apresentar os conceitos básicos do mundo dos jogos que orientam qualquer experiência pedagógica de jogos e gamificação;
  • Analisar o conceito e aplicabilidade de gamificação, assim como seus elementos e mecânicas;
  • Identificar as diferenças entre as abordagens de gamificação e jogos;
  • Demonstrar o conceito e aplicabilidade de jogos, assim como seus tipos e peculiaridades;
  • Desenhar, produzir e prototipar gamificações;
  • Selecionar jogos diversos para uso educacional.

Módulos

Confira a programação completa de cada um dos módulos: