14 de setembro de 2021

Humorista contrata avião para combater incêndios no PI

Segundo bombeiros, atuação de empresa aeroagrícola levada por Whindersson Nunes à região foi essencial contra as chamas

O humorista Whindersson Nunes foi destaque nesta semana nas redes sociais e no noticiário nacional pela contratação de uma empresa de aviação agrícola para auxiliar no combate a incêndios florestais no Piauí, seu Estado natal. A aeronave, um Air Tractor AT-502B, com capacidade de quase 2 mil litros de água, chegou no domingo (12) a São Raimundo Nonato e começou a atuar em missões contra as chamas na região, especialmente na área da Serra da Capivara. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros nove dias deste mês o Piauí teve quase 8% de todos os focos de incêndios registrados no País.

Confira no final do texto os vídeos com as falas do comandante
dos bombeiros e do secretário do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato

A situação dos incêndios no sul do Estado ficou crítica principalmente a partir do dia 7. O combate às chamas tem contado com equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Corpo de Bombeiros do Estado, além de bombeiros do Maranhão, Ceará e Bahia. O avião enviado para reforçar os trabalhos é operado pela Plenaero Aviação Agrícola, associada ao Sindag. Até bombeiros do aeroporto, vinculados à Esaero Airports também chegaram a atuar nos incêndios da região. Desde o dia 11, o helicóptero da Polícia Militar estava na área, monitorando os focos de incêndio e deslocando equipes.

Humorista anunciou em suas redes sociais o envio de ajuda a seu Estado natal

CORREDOR ECOLÓGICO

Conforme o comandante de operações do corpo de bombeiros, tenente-coronel João Costa, o fogo na região está controlado e a atuação do avião agrícola foi essencial para eliminar as chamas que ameaçavam o corredor ecológico da Serra da Capivara. “A utilização da aeronave é fundamental, ela pulveriza (na verdade, faz lançamentos sobre) o incêndio e as nossas equipes em solo fazem o combate de abafamento e extinção do incêndio. Após essa atividade, passamos então ao controle, construímos uma extensão muito grande (de aceiros) através do maquinário também disponibilizado pela Prefeitura para que esse incêndio fosse contido”, destacou o oficial.

Aeronave chegou no domingo (12) ao teatro de operações no sul do Piauí

O secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Santos Landim, relacionou a corrente de ajuda que se formou na região contra as chamas, unindo bombeiros, entidades, voluntários e ajudada de cidades vizinhas. “E fomos agraciados também com essa ajuda do Whindersson Nunes com a aeronave, do meio para o fim da operação”, festejou. Os próximos passos, segundo Landim, serão os levantamentos de perdas de fauna e flora e danos para as famílias que vivem na região. Ele adianta que houve bastante perda na produção de mel e se emocionou ao recordar das famílias fugindo às pressas de casa por causa das chamas.

O foco agora é reforçar as ações preventivas, para que os agricultores evitem as queimadas, o que vale também para os moradores das áreas urbanas. Especialmente nesse período conhecido no Nordeste como B R O Bró. Trata-se de uma referência aos meses terminados com a sílaba “bro”, que indicam o período mais quente e seco do ano na região – de setembro a dezembro.

 

 

Clique para conferir a fala do secretário do de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Landim

Comments

wonderful comments!