Confira nossa agenda e acompanhe de perto os
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança
Próximos eventos
Acessibilidade
A SPCD disponibiliza no meio virtual diferentes conteúdos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas em português. São vídeos que abordam a dança para as crianças, documentário sobre o funcionamento de uma companhia artística e workshop aberto a todos. Além disso, a São Paulo realiza espetáculos acessíveis como modo de ampliar o acesso à arte e à cultura para o público em geral.
Videodanças SPCD
Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança tem desenvolvido diferentes obras clássicas e contemporâneas em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual. Alguns destas criações, que contam também com o entrosamento entre os artistas da SPCD e de outras instituições do Estado de São Paulo estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas de modo online.
Vídeos
Gala Clássica
Nkali
Marmórea
Repertório
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The Eighth (2023)
Coreografia e iluminação: Stephen Shropshire Música: Symphony no 8: IV: Finale de Anton Bruckner (1824-1896) Figurino: Fabio Namatame Duração/Elenco: 22 minutos com 10 bailarinos Pré-estreia: […]
The Eighth (2023)
Coreografia e iluminação: Stephen Shropshire Música: Symphony no 8: IV: Finale de Anton Bruckner (1824-1896) Figurino: Fabio Namatame Duração/Elenco: 22 minutos com 10 bailarinos Pré-estreia: 2023 | Sesc Guarulhos, Guarulhos, SP Estreia em abril 2024 em Linz, Áustria, com co-produção do Bruckner Festival e apoio do Governo Holandês Desde 2020, Stephen Shropshire é coreógrafo residente da São Paulo Companhia de Dança, para quem já criou: Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022). Juntos, esses trabalhos revelam uma linha de pesquisa que começou com a (re)investigação de Shropshire sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com seu processo coreográfico. Em The Eighth (2024), ele oferece ao público uma nota de rodapé a estes três trabalhos distintos, porém interligados. Shropshire cria esta obra ao som da Oitava Sinfonia, de Anton Bruckner (1824-1896), uma composição emocionante, assim como disse o jornalista musical Tom Service, “que não pode ser explicada pelas regras e regulamentos musicais; em vez disso, sua ‘forma’ é fenomenológica e é algo você precisa experimentar”. -
Sal (2023)
Coreografia: Lucas Valente Músicas: Em Transe, de Cadu Tenório & Márcio Bulk na voz de Lívia Nestrovski; Fragmentos, de Cadu Tenório e Afterglow, de Rival Consoles Iluminação: Nicolas […]
Sal (2023)
Coreografia: Lucas Valente Músicas: Em Transe, de Cadu Tenório & Márcio Bulk na voz de Lívia Nestrovski; Fragmentos, de Cadu Tenório e Afterglow, de Rival Consoles Iluminação: Nicolas Marchi Figurino: UMA - Raquel Davidowicz Duração/Elenco: 15 minutos com 3 bailarinos Estreia: 2023 | Sesc Guarulhos, Guarulhos, SP Baseado em duas facetas essenciais do sal - a física e a energética - a coreografia de Lucas Valente - que foi bailarino da São Paulo Companhia de Dança - explora movimentos que capturam sua textura, sua natureza áspera, seca e afiada, buscando uma sensação de intensidade e vigor. A obra explora ideias de como seria uma dança salgada na busca uma fisicalidade energética, saborosa, eficaz e ágil. "Nos deparamos com uma dualidade inerente ao sal, que se dissolve e se coordena na água, encontrando uma capacidade de fluidez quase ambígua quando em combinação, se transforma e adapta”, fala o coreógrafo. A exploração da riqueza de significados e ideias associadas ao sal na cultura brasileira, que se expressam desde os rituais de banhos de sal grosso, presentes em diversas tradições espirituais, até as manifestações culturais, como o maracatu de baque solto, que utilizam o sal como parte de sua dança em gesto de oferenda e conexão com a terra também estão presentes na coreografia. Esse elemento ritualístico rege a peça, que busca compartilhar uma experiência sensorial, combinando uma narrativa física e uma narrativa conceitual à poderosa energia do sal e à rica diversidade cultural do Brasil. -
Petrushka (2023)
Concepção e coreografia: Goyo Montero Música: Igor Stravinsky Cenografia: Curt Allen Wilmer e Letícia Gañán Figurinos e Bonecos (infláveis e marionetes): Salvador Andujar Iluminação: Nicolas […]
Petrushka (2023)
Concepção e coreografia: Goyo Montero Música: Igor Stravinsky Cenografia: Curt Allen Wilmer e Letícia Gañán Figurinos e Bonecos (infláveis e marionetes): Salvador Andujar Iluminação: Nicolas Fischtel Assistente de Coreografia: Igor Vieira Organização (Espanha): Carlos Iturrioz . Execução de Figurinos: Fabio Namatame Consultoria para Construção e Manipulação de Bonecos: Beto Andreetta Execução de Infláveis e Pintura de Arte: Carlos Delfino Execução de Máscaras e Marionetes: Dino Soto Duração/Elenco: 35 minutos / 14 bailarinos © GOYO MONTERO, todos os direitos reservados Um dos balés mais populares do cenário mundial, estrelado por Vaslav Nijinsky, em 1911, Petroushka, conta a história de amor e ciúme de três bonecos que ganham vida. Este é o tema da mais nova criação do coreógrafo espanhol Goyo Montero para a São Paulo Companhia de Dança. Nesta releitura inédita, bonecos infláveis gigantes ganham novos contornos – Petroushka, Bailarina e Lutador –, contam esta história de amor, morte, alegria, tristeza, rejeição e manipulação. Petrushka ama a Bailarina, mas ela prefere o Lutador, que mata Petrushka, cujo fantasma aparece quando a noite cai. “É um teatro dentro de outro teatro, para que eu possa contar essa história de diferentes perspectivas”, fala o coreógrafo. Essa é segunda montagem de Goyo Montero para a SPCD, para quem já criou ‘Anthem’ (2019).